« Home | Sinal dos tempos » | Google Calendar » | Barra de Atalhos Google » | Por uma Web melhor » | Blogs de Tendências » | Ah, Silício. » 

Friday, June 30, 2006 

Boi no modem

É realmente impressionante que já temos ferramentas (Skype, Gtalk) para abandonar praticamente o telefone e só fazer chamadas gratuitas pelo computador (VoIP). No entanto, pouco é feito efetivamente.

Apesar da economia de tempo, pois não precisa interromper as tarefas quando se está ao computador para digitar nos comunicadores instantâneos, não faz parte da cultura ainda. Alguns motivos me levam a deduzir isso.

Primeiro: instrumental. São poucos os computadores que possuem o equipamento adequado. Um headset seria o ideal, pois caixas de som deixam a conversa pública caso haja mais alguém no ambiente e podem gerar eco e microfonia; também grande parte dos microfones de mesa para computador são de péssima qualidade ou exigem uma aproximação da boca que cria uma posição pouco confortável para longas conversas.

Segundo: usuários. Às vezes, o hábito de ouvir música no computador faz com que o usuário (evitando interrupções) feche o aplicativo de conversa instantêna, pois ao contrário da tela o canal de áudio só suporta a compreensão de um tipo de informação por vez.
Também, ou deixam o programa desligado e esquecem que o têm (devido à baixa adesão se seus contatos - não tem com quem falar), ou deixam o status como disponível o tempo todo, assim recusando ligações quando está ocupado, mas na verdade seu status não condiz.

Terceiro: incompatibilidade. Apesar da popularidade de alguns, há diversos softwares que não conversam entre si. Comunicadores instantâneos de texto, até conseguem ter uma convergência (softwares como Qnext e Trillian agregam várias plataformas), mas entre comunicadores de voz, é mais difícil e limitado.

De qualquer forma, creio que seja apenas uma questão de tempo com maior número de adesão de usuários e headsets como equipamento básico nos PCs (como a caixa de som passou a ser ultimamente).

***
A Nokia lança seu primeiro aparelho de comunicação não-celular. Utiliza apenas internet para Navegação e VoIP.