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Sunday, July 30, 2006 

Estratégia Google

Para muitos, o Google está invadindo todos os espaços possíveis, até aqueles que teoricamente, não tem a mínima conexão com busca. Pelo menos à primeira (e desatenta vista).
Busco aqui expor o que penso que o Google esteja fazendo, e qual a estratégia que direciona seus movimentos.

Que uma das características da Web 2.0 é a produção pessoal de conteúdo já não é mais novidade. Vídeos no You Tube, fotos no Flickr e quilômetros de caracteres em blogs são um reflexo disso. A mídia pessoal já disputa a atenção e o tempo do espectador com a mídia convencional.

O Google já percebeu isso há algum tempo e quer ser o braço direito na organização desse conteúdo produzido.
Acontece que para o Google, conteúdo produzido pelo seu usuário não é só um vídeo legal ou uma foto bonita que ele tirou, é tudo. Cada palavra escrita em um e-mail, o trecho de um site que ele guardou para não esquecer e até as notícias que ele agrupa para ler, encaminha e marca como importante.

O Google Desktop é uma grande sacada. Quer maior repositório de conteúdo produzido pelo usuário do que o seu disco rígido. Sua estratégia fica clara quando o Google Desktop se oferece para oferecer resultados da sua conta do Gmail junto com as consultas no seu Desktop.

Não é magnífico ao pesquisar sobre anistia no Google saber que tinha escrito uma resenha sobre isso e nem lembrava, ou que uma ex-namorada tinha escrito em um e-mail que ela estava fazendo uma tese sobre isso? Claro que sim. Então porque usar outra ferramenta de busca?

Ou seja, sendo o seu braço direito na organização pessoal de conteúdo, você não precisará de braços de terceiros e a supremacia estará garantida.

Mas como o Google lucra com isso? Indiretamente na supremacia e por conhecer seus consumidores como ninguém - o que gera anúncios com ótima segmentação.
Eu deduzo que os anúncios do Gmail não são baseados somente na mensagem atual, as palavras chaves devem ser depositadas em um banco de dados capaz por formar o seu perfil com base na freqüência das palavras chaves usadas em todos os seus serviços. Uma equação tão complexa quanto a que te entrega os melhores resultados em sua busca, pode ser capaz de definir o seu perfil com mais acuidade que você mesmo.

A questão da privacidade é delicada e até há sites que questionam isso. Mas, como é sabido, nada é realmente de graça.
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Lembro a todos que esta é somente minha opinião do que venho observando e lendo pela internet. Ainda há muito assunto sobre o tema, mas para não desviar muito do foco do post, gostaria de ver a opinião de vocês nos comentários para ver se partilham da minha visão e também possa direcionar os posts futuros sobre o assunto.